sexta-feira, abril 16, 2004

Nostalgia

Deixando de parte a brincadeira da Fotografia enviada pelo José Pacheco, passemos às coisas sérias que nos fizeram criar este espaço de reflexão e debate sobre a nossa Cidade.



Hoje descobri que a Pastelaria Mimo reabriu. Fiquei contente por ver uma das casas comerciais que mais marcaram Ponta Delgada com as suas portas de novo abertas ao público. Penso que com nova gerência o agora denominado café/restaurante Mimo promete devolver àquele lado da cidade mais algum protagonismo. Estamos em tempo de animação pelos lados do campo, vamos a ver se aguenta. Não recordo muitos dos seus proprietárias. Também não sou assim tão velho. Recordo o António Carlos com o seu permanente pano de flanela que de tanto polir a máquina de café a gastava antes de envelhecer. Impecável sempre.
Lembro, outras casas desaparecidas que bem marcaram a minha infância, A barbearia Gil, um belo exemplo de arquitectura que foi totalmente destruído para dar lugar a uma coisa normal; A mercearia Jade ex. cinema Jade, felizmente hoje recuperado para serviços; A casa cavaco, era onde hoje está a Xandi, onde se compram velharias e se vendem antiguidades; O Pereira & Pereira, o que diria o Sr. Humberto Pereira se vise hoje o sucesso que são os supermercados que ele como pioneiro tanto padeceu para implementar; Carlos Câmara & Companhia para servir a sua Senhoria, é pena não ser Lacerda para o mandar à m…; A Papelaria Neves que recentemente deu lugar a uma “manjedoira” de “fast-food; A Velha Cervejaria Melo Abreu, depois restaurante de luxo, mais tarde chinês e hoje fachada com abertura adiada sine die; A loja dos compadres, no canto contrário à Xandi, onde comprei os meus primeiros carrinhos de colecção e livros de Enid Blyton; Por último e porque os últimos são os primeiros a minha querida Tabacaria do Alceu. Alceu Cabido Carneiro, de nome e de feitio, era lá que ao fim da manhã, encimados pelos retratos da Dama de Ferro, Cavaco Silva e Bush Pai, trocava quase diariamente as minhas ideias com os mais velhos, O Sr. José Riley, o Sr. Renato Resendes , Sr. Carlos Aguiar, Dr. Botelho de Melo, Dr. Luís Bettencourtt e outros menos assíduos que me vão perdoar por não os citar. Desde que o Alceu morreu nunca mais comprei a lotaria. No Natal comprava-lhe sempre um bilhete e retirava uma cautela que lhe oferecia. Um ano estava fora e esqueci-me, quando lá voltei em Janeiro estava lá guardado o meu bilhete, não tinha saído nada mas lá tive que pagar o bilhetinho todo que ao Alceu não se podiam fazer desfeitas. Apesar de muito mal-educado, roçando muitas vezes a boçalidade, o Alceu era um espírito interessante, capaz de perceber rapidamente tudo o que lhe dizia. Conheci-o a jogar Bridge, modalidade que adorava, jogou mais de 50 anos mas nunca aprendeu.